Shutterbug: Viseu através da lente dos estudantes de inglês para turismo

Shutterbug: Viseu através da lente dos estudantes de inglês para turismo

presencial ESTGV - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu - Viseu - Viseu - Portugal | Portugal

O evento já encerrou

finalizado

Sobre o evento

Este encontro inscreve-se nos trabalhos do projeto “Shutterbug: Viseu através da lente dos estudantes de inglês para turismo”.

Shutterbug é um projeto de fotografia e digital storytelling que envolveu estudantes do segundo ano do curso de Licenciatura em Turismo, no âmbito de uma unidade curricular de língua inglesa. A intenção primordial do projeto foi proporcionar aos estudantes oportunidades de reflexão sobre a cidade onde estudam, Viseu, e acerca do seu potencial enquanto destino turístico, sendo igualmente capazes de comunicar essas ideias visualmente através de fotografia e oralmente, em formato de digital storytelling. Este projeto fez parte da unidade curricular de Inglês IV que se encontra no segundo semestre do segundo ano da licenciatura em Turismo. O foco principal do programa centrou-se nas visitas guiadas e no património e, portanto, do ponto de vista linguístico, foram desenvolvidos os seguintes tópicos: descrição do património local, descrição de artes visuais (por exemplo, pinturas, esculturas, artefactos) e descrição de edifícios. O Projeto Shutterbug foi o culminar do semestre, onde os alunos tiveram a liberdade de se expressar através da fotografia e colocar em prática as competências adquiridas.

 

Objetivos:

• Fornecer aos estudantes as ferramentas necessárias para aprender itens lexicais e estruturas linguísticas em inglês sobre artes visuais que lhes permitirão colocar em prática a língua inglesa para uso futuro se optarem por ser guias turísticos, trabalhar em informação turística ou como rececionistas de hotéis (dando informações aos turistas sobre a cultura local).

• Aumentar o nível de confiança dos estudantes relativamente à sua comunicação escrita e oral em inglês no contexto das artes visuais, para poderem trabalhar como guia turístico ou em áreas relacionadas com a informação turística.

• Desenvolver as competências de literacia digital dos estudantes, bem como potenciar o pensamento crítico e criativo, a resolução de problemas e habilidades analíticas, preparando-os para o competitivo mercado de trabalho do turismo.

• Fortalecer os laços entre o ensino superior e a comunidade.

Inscrições


aceda aqui

Programa


Palestrantes

{{item.nome}}



Comissão Organizadora


Paula Fonseca (IPV/ CIDEI/ ESTGV)

Lurdes Martins (IPV/ CIDEI/ ESTGV)

José Pereira (IPV/ CIDEI/ ESEV)

Local do Evento

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{areaSiteEvento.subtitulo}}

{{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
{{viewModel.evento.local}}
Obter Direções


{{viewModel.evento.titulo}}

Organizado por

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}

ENTRAR EM CONTATO

Contato com o Organizador