Convidamos todos
a participarem do Congresso Iberoamericano de Tecnologias Aplicadas: Educação (CIATA), com enfoque este ano em
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15
de outubro 2024, organizado pela ACAHV, consultoria Acadêmica em parceria com a
Innovatte. Este evento representa um marco significativo no avanço do diálogo e
das práticas que moldam o futuro da aprendizagem. A convergência entre a
inteligência artificial e a educação não apenas redefine o modo como ensinamos
e aprendemos, mas também abre portas para inúmeras possibilidades que prometem
revolucionar a forma como a informação é transmitida, assimilada e aplicada.
Neste congresso,
reuniremos uma comunidade diversificada de pesquisadores, educadores,
desenvolvedores de tecnologia e profissionais da área, todos unidos por um
interesse comum: explorar as fronteiras em constante evolução da inteligência
artificial e sua aplicação no cenário educacional, além de trazer à tona os
problemas ocasionados pela dependência digital no processo de aprendizagem e de
desenvolvimento saudável dos estudantes.
Durante os
próximos dias, convidamos vocês a se engajarem em discussões profundas,
compartilharem descobertas inovadoras e estabelecerem conexões valiosas. Este
congresso não é apenas um momento de reflexão sobre o progresso até agora, mas
também uma oportunidade de vislumbrar as possibilidades inexploradas.
As áreas temáticas desse congresso são:
·
Análise de Dados Educacionais:
Uso de IA para análise preditiva do desempenho dos alunos. Modelos
de predição para identificar estudantes em risco de desistência. Aplicações de
análise de dados para melhorar a eficácia do ensino e da aprendizagem.
·
Realidade Virtual e Aumentada na Educação:
Utilização de tecnologias de RV/RA impulsionadas por IA para
experiências de aprendizagem imersivas. Desenvolvimento de ambientes de
aprendizagem virtuais baseados em IA. Impacto da RV/RA na motivação e
engajamento dos alunos.
·
Aprendizagem Adaptativa:
Modelos de IA para personalização dinâmica de caminhos de
aprendizagem.
Aplicações de aprendizagem adaptativa em diferentes
disciplinas e níveis de ensino.
Desafios éticos e de privacidade na implementação da aprendizagem
adaptativa.
Implicações éticas da coleta e uso de dados de alunos em
contextos educacionais.
·
Inovações em Avaliação Educacional:
Uso de IA para avaliação formativa e somativa. Sistemas de
avaliação baseados em IA para medir habilidades do século XXI. Aplicações de IA
na análise e avaliação de trabalhos escritos e projetos dos alunos.
·
Desenvolvimento Profissional e Capacitação de
Educadores em IA:
Programas de formação para educadores sobre como integrar
efetivamente a IA no ensino.
Experiências de capacitação docente em tecnologias
educacionais baseadas em IA.
Colaborações entre educadores e desenvolvedores de IA para
criar soluções relevantes.
·
Impacto da Dependência Digital na
Aprendizagem:
Como o uso constante de
dispositivos digitais pode levar à dependência e vício. Investigar como a
constante exposição à tecnologia pode afetar a capacidade de concentração e
absorção de informações. Refletir como o uso excessivo de dispositivos
eletrônicos pode influenciar o desenvolvimento cerebral em crianças e
adolescentes.
·
Problemas de Saúde Mental e Bem-Estar:
Examinar os efeitos da pressão constante da conectividade
digital sobre a saúde mental dos alunos. Discutir como a dependência digital
pode levar ao isolamento e à diminuição da interação face a face. Apresentar
estratégias para promover um uso saudável da tecnologia e prevenir problemas de
saúde mental.
·
Educação para o Uso Consciente da Tecnologia:
Alfabetização Digital. Explorar programas e iniciativas para
educar alunos sobre os perigos da dependência digital e como usar a tecnologia
de forma responsável. Apresentar métodos para ajudar os alunos a desenvolverem
habilidades de autorregulação no uso de dispositivos e mídias sociais. Discutir
modelos educacionais que integram a tecnologia de forma equilibrada, promovendo
o aprendizado eficaz sem a sobrecarga digital.
·
Papel dos Educadores e Instituições
Educacionais:
A importância de capacitar os educadores para reconhecerem e
lidarem com sinais de dependência digital entre os alunos. Discutir a
implementação de políticas escolares que promovam o uso saudável da tecnologia
e limitem a exposição excessiva.
A submissão de trabalhos abarcará as seguintes modalidades:
●
Artigo Completo (Investigação
concluída ou em andamento, relato de experiência educativa, até 12 páginas)
●
Artigo Curto
(Investigação em andamento ou relato de experiência educativa, até 6 páginas)
●
Resumo (Investigação em andamento ou projeto de
pesquisa.
●
Produção Técnica
e Tecnológica (PTT) (Produtos resultantes de pesquisas ou de relato de
experiência educativa, 3 páginas e apresentação multimídia).
Existe a possibilidade de publicação dos artigos, após
avaliação de revisores, nas revistas:
● Internet Latent Corpus Journal https://proa.ua.pt/index.php/ilcj
●
Revist@mbiente Educação http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index
Outras revistas científicas poderão ser acrescentadas.
Datas Importantes:
Submissão de artigos:
até 2 de julho de 2024
Notificação aos
autores: até 2 de agosto de 2024
Submissão dos textos
definitivos para publicação: até 2 de setembro de 2024
Inscrição: para
autores até dia 2 de setembro de 2024 e
para ouvintes até dia 12 de outubro de 2024
Dias do 1º ICAIE 2024:
13 de outubro (Domingo), 14 de outubro (Segunda-feira), 15 de outubro (Terça-feira).
Comissão executiva
Helena Brandão Viana (Assessoria e
Consultoria Acadêmica - ACAVH)
Gláucia Salgado (Duke University)
Miguel Sá (Consultor Independente)
Sávio Viana (Inovatte)